Dicas para a Universidade #2
Olá :) Hoje falo sobre as aulas. Sempre houve, e ainda há, uma grande dúvida relativamente às aulas, o ir ou não ir.
O que vos posso dizer é que na faculdade não é crime nenhum faltar a algumas aulas. Por vezes, até é melhor para nós, se aproveitarmos bem esse tempo.
Para começar é necessário perceber se vos marcam faltas ou não. Tudo depende da faculdade. Na minha, não levamos faltas nas aulas teóricas e teórico-práticas, mas temos falta se não formos às aulas que são exclusivamente práticas, como as de laboratório. Mesmo dentro da mesma faculdade, isto depende de curso para curso.
Por isso, às aulas práticas nunca faltei. No que toca às teóricas, não vou mentir, chegaram a existir cadeiras a que me limitei a ir a 2 ou 3 aulas porque vi que não ganhava nada com aquilo.
Para decidir se vamos ou não, o principal é perceber se vale a pena ir.
Para isso, temos que avaliar como é que funcionam as aulas dessa cadeira e, principalmente, o professor. Assim, será necessário ir às 2/3 primeiras aulas para perceber se estamos a aprender alguma coisa lá.
OS VÁRIOS TIPOS DE PROFESSORES
(vou referenciar os que existem em maioria na minha faculdade)
Os professores que não utilizam qualquer suporte (powerpoints, acetatos, etc.) e apenas falam a aula inteira.
Nestes casos penso que valerá a pena ir às aulas. Visto que o professor não mostra nem dá qualquer suporte visual ou escrito, terão de tirar os vossos próprios apontamentos para poderem estudar para as frequências.
Os professores que utilizam powerpoints para dar a matéria mas que não os facultam aos alunos.
Bem estes são um pouco mauzinhos, não?! Não lhes custava nada darem os ppts visto que já tiveram o trabalho de os fazer. Se calhar será melhor ir também a estas aulas para tirarem apontamentos ou, quem sabe, caso sejam mais preguiçosos, capturar de alguma forma os powerpoints (eu não disse isto ok? :p)
Os professores que dão as aulas simplesmente a ler o que está “escarrapachado” nos powerpoints e não acrescentam nada de novo ao que lá está escrito.
Estes professores geralmente são aqueles que fornecem os powerpoints, portanto não vão ganhar muito em ir a estas aulas visto que podem estudar tudo o que é falado na aula em casa.
Existem mais tipos de professores mas não posso enumerar todos se não o post fica (ainda) mais extenso.
RESUMINDO:
Aulas que vale a pena ir:
- Áreas da Matemática, Cálculo, Químicas. Basicamente tudo o que envolva cálculos! É melhor ir às aulas para perceber como se faz porque é muito mais difícil aprendê-lo sozinho em casa a ler os livros.
Aulas que podem dispensar:
- Normalmente aquelas cadeiras que são mais fáceis e que se passa sem ser necessário um grande estudo.
- Cadeiras essencialmente teóricas em que chega perfeitamente estudar pelos livros em casa.
CONSELHO ESSENCIAL:
Se resolverem faltar a algumas aulas, não o façam só porque sim...
Tentem rentabilizar esse tempo!
Façam um trabalho que esteja mais atrasado ou estudem para uma cadeira mais difícil.
Invistam esse tempo em algo útil.
Assim vão estar a faltar as aulas mas o tempo será utilizado de uma boa forma :)
Espero que gostem deste post!